Em Florianópolis, a Prefeitura anunciou nesta quarta-feira (17) de o encerramento das atividades do Hotel Social, um serviço de acolhimento temporário que abrigava pessoas em situação de rua num prédio na Avenida Hercílio Luz, no Centro da Capital. A medida passa a valer a partir de 30 de junho e faz parte de um processo de reorganização da política de assistência social voltada a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade.
De acordo com a administração municipal, a decisão está relacionada a questões administrativas que envolvem a execução contratual do serviço, incluindo a proximidade do esgotamento do saldo disponível do contrato e a necessidade de reavaliar o modelo adotado para a prestação do atendimento.

Durante a análise do processo também foram identificados pontos que exigem esclarecimentos complementares por parte da empresa responsável contratada para executar o serviço. Por esse motivo, foi aberto um prazo para apresentação de documentação e informações relacionadas aos procedimentos adotados e à compatibilidade das atividades realizadas com as cláusulas contratuais.
Atualmente, o Hotel Social abriga oito famílias. Anteriormente, o serviço chegou a acolher 22 núcleos familiares. As pessoas que permanecem no local já estão sendo acompanhadas por equipes técnicas da Secretaria Municipal de Assistência Social em um processo gradual e individualizado de desacolhimento.
A proposta é construir alternativas para que essas famílias possam seguir suas trajetórias com maior autonomia e estabilidade. Para isso, equipes multidisciplinares atuam no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, na regularização de documentos, no acesso a serviços públicos e na inserção no mercado de trabalho.
Outro instrumento utilizado nesse processo é o Benefício de Desacolhimento. As famílias que atendem aos critérios estabelecidos estão sendo incluídas no programa, que oferece auxílio financeiro temporário para custear despesas com aluguel, além de acompanhamento social contínuo.
O objetivo é facilitar a transição do acolhimento institucional para uma moradia independente, garantindo suporte durante essa etapa de reorganização da vida familiar.
A Secretaria Municipal de Assistência Social informou ainda que nenhuma pessoa ficará sem atendimento durante o encerramento das atividades do Hotel Social. Nos casos em que não for possível concluir a mudança para uma moradia autônoma até o fechamento da unidade, o acolhimento será mantido por meio da rede credenciada do município.
A medida também considera situações específicas enfrentadas por famílias imigrantes que ainda estão em processo de regularização documental. Em muitos casos, a ausência de documentos impede a abertura de contas bancárias, a formalização de contratos de aluguel e o acesso a outras etapas necessárias para a construção de uma vida independente.
O trabalho desenvolvido pelas equipes municipais busca justamente auxiliar essas famílias na superação dessas barreiras, oferecendo orientação e acompanhamento durante todo o processo.
Com o encerramento das atividades do Hotel Social, Florianópolis inicia uma nova etapa na condução da política de acolhimento temporário, mantendo a assistência às famílias atendidas e direcionando esforços para ações voltadas à autonomia, ao acesso à moradia e à inclusão social.
A transição será acompanhada pela rede municipal de assistência social, que continuará oferecendo suporte às famílias acolhidas e monitorando cada caso de forma individualizada para garantir a continuidade do atendimento.






















































