
Em Florianópolis, o PSOL reuniu no Plenarinho da Câmara Municipal dezenas de filiados e simpatizantes para discutir a preparação da legendapara as eleições de 2024. A reunião também confirmou um novo nome que deverá entrar na lista de candidatos a vereador e vereadora pelo partido. Trata-se da professora e ativista indígena Ingrid Sateré Mawé, que em 2018 foi a primeira mulher a concorrer ao cargo de governadora de Santa Catarina.
Ingrid atua há alguns anos em defesa dos direitos humanos, com ênfase nos direitos indígenas. Natural do Amazonas, ela vive em Florianópolis há 16 anos, onde tambpem foi a primeira mulher indígena a coordenar o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina – Regional São José, entre 2015 e 2018. Depois disso, atuou na Direção Nacional da Central Sindical e Popular Conlutas, como presidenta do Conselho Fiscal Financeiro. Hoje, é membro da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA).
O encontro do PSOL contou com a participação do deputado Marcos Abreu, o Marquito, que também é cotado apra cxoncorrer a prefeito da Capital, além do presidente municipal, da legenda, jornalista Leonel Camasão, e do vereador Afrânio Boppré.
