Vanessa Serafim, 31 anos, atleta de alto rendimento, moradora de São José , na Grande Florianópolis, disputou no sábado (25) o Camboriú Internacional Open 2023 – IBJJF Jiu-Jitsu Championshiop, que foi realizado no Ginásio de Esportes Irineu Bornhausen, em Camboriú, litoral norte de Santa Catarina. A atleta, representante da equipe Ataque Duplo, conquistou dois ouros na competição, primeiro lugar na categoria master 1 Pesado, até 79 kg, faixa azul e primeiro lugar no peso absoluto Master 1, faixa azul.
– Foi uma experiência ímpar. Superei meus ‘medos’ e entrei focada, em busca do resultado que tanto treinei. Foi ainda mais especial por ser um campeonato que reuniu atletas de todo o país e exterior e acumular pontos no ranking -, comemora a atleta.

Agora a atleta retoma sua rotina de treinamento – com treinamento físico diário, além dos treinos técnicos seis vezes por semana e as sessões semanais com foco na saúde mental.
– Esse ano não tenho mais nenhuma luta em vista, mas os treinos não param. Em janeiro começamos novamente com os campeonatos em busca de mais medalhas. 2024 será um ano com muitas oportunidades pela frente e pretendo agarrar todas. Sei que tenho uma grande equipe que me ajuda e evoluímos juntos -, destaca a atleta.
Além de buscar a popularização da modalidade entre as mulheres, Vanessa sonha com a graduação para poder atuar com crianças e jovens, principalmente em regiões de periferia.
– Espero futuramente chegar ao maior nível de graduação da luta para assim levar os ensinamentos aprendidos adiante, me espelhando nos meus mestres e ser assim também uma grande mestre do jiu-jítsu. O ju-jitsu é uma filosofia de vida, Para as crianças, especialmente, é uma maneira incrível de construir confiança e autoestima, ensina valores fundamentais como disciplina, respeito e humildade. Minha vontade é poder contribuir com a formação social de crianças e jovens que muitas vezes não encontram oportunidades -, finaliza a atleta.
