Um video que circula nas redes sociais tem denunciado a forma considerada precária com que as empresas terceirizadas tem trabalhado na coleta do lixo em Florianópolis. Nas imagens, um dos caminhões usados no serviço é flagrado com uma corda improvisada substituindo uma alavanca no mecanismo que aciona a caçamba. Em outro vídeo, o para-choque traseiro do caminhão é amarrado com um pedaço de arame para não despencar. Confira o vídeo:
A situação tem sido denunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Municipal da Capital – Sintasem, que tem se manifestado segidamente contrário à terceirização da coleta e limpeza urbana. De acordo com a entidade, esse trabalho tem sido feito de forma irregular nos bairros onde a Prefeitura resolveu deixar essa responsabilidade com as empresas contratadas. “É uma tragédia anunciada que oferece risco tanto para os trabalhadores quanto para a população”, publicou o Sindicato em una de suas postagens.
No início deste mês, um caminhão da terceirizada tentou subir um morro no Monte Serrat, na região Central da Capital, e acabou provocando um acidente que por pouco não deixou vitimas. Segundo uma moradora, o motorista perdeu o controle do veículo que desceu ladeira abaixo, colidindo com um carro estacionado e uma casa.
A onda de terceirizações da coleta do lixo em diversas cidades do Sul do Brasil provocou desde o ano passado uma série de investigações do Ministério Público. Somente em Santa Catarina, 16 prefeitos foram presos suspeitos de envolvimento em esquemas de corrupção. “Terceirização é isso: sucateamento e dinheiro no bolso da máfia do lixo”, apontou o Sintrasem, nas suas redes sociais. O Sindicato defende a manutenção da Comcap como empresa pública, e que tem sido responsável pelo serviço na Capital nos últimos 20 anos.
Mesmo após a divulgação dos vídeos a Prefeitura da Capital não se manifestou a respeito. Procurada pela reportagem, a Secretaria de Serviços Urbanos não emitiu até o momento nenhuma resposta.
Um absurdo. E nada se faz. Enquanto isso o prefeito fica no tik tok contando mentira contra Comcap.