Começa nesta quinta-feira (12), Dia das Crianças, o 1º Festival Internacional sub 13 de Polo Aquático, competição que acontece na Escola de Aprendizes da Marinha de Santa Catarina (EAMSC), no bairro Estreito, em Florianópolis. Durante três dias, a cidade será considerada a capital do Polo Aquático e vai receber atletas de São Paulo e de Montevideo, no Uruguai. O evento, considerado inédito em Santa Catarina e no Sul do Brasil, é promovido pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP)/NPA e conta com apoio da Celesc e Eletrobras CGT Eletrosul.
A cerimônia de abertura está programada para acontecer a partir das 9h, com a participação de mais de 100 atletas, pais, amigos e autoridades. Representando Santa Catarina estarão na piscina jovens atletas do Projeto NPA, Força Aérea Brasileira e da Marinha do Brasil. Para o diretor Nickolas Santos Mendes, do Projeto Social Natação e Polo Aquático para Todos (NPA), ea competição será algo único e marcante para o esporte catarinense.

– Será um divisor de águas na vida das crianças beneficiadas pelo projeto, promovendo a inclusão social, o desenvolvimento e integração das comunidades locais e a concretização da missão do projeto que é a transformação de vidas através da educação e do esporte -, pontua Nickolas
Ao todo, serão 11 equipes participando do evento que vai ter, além das disputas na piscina, também sorteios de brindes. As crianças do NPA que vão participar do Festival são as mesmas que estiveram neste ano em Montevideo, no Uruguai na Copa Internacional de Polo Aquático e ficaram em quinto lugar na classificação final.