Quem passa pelo Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, agora encontra um novo elemento na paisagem: o rosto de Antonieta de Barros estampado em um grande mural na fachada do Bloco A.
A obra foi inaugurada nesta sexta-feira (25), em uma cerimônia que reuniu música, poesia, arte e memória para homenagear uma das figuras mais marcantes da história catarinense.
Jornalista, professora e primeira mulher negra a ocupar uma cadeira no Parlamento de Santa Catarina, Antonieta de Barros passou parte importante de sua trajetória dedicada à educação. A escolha do CED para receber o mural estabelece uma relação direta com essa história.
O trabalho integra a programação do Festival Street Art Tour 2026 e foi produzido pelo artista cabo-verdiano Helder Cardoso.
Rosto de Antonieta ganha espaço na UFSC
Com cores fortes e pinceladas livres, o mural leva para o cotidiano da universidade a imagem de Antonieta de Barros.
Helder Cardoso é conhecido por retratar personagens, cenas do cotidiano e elementos da cultura de Cabo Verde. O artista define sua linguagem como “realismo espontâneo”.
A homenagem realizada em Florianópolis segue uma característica presente em outros trabalhos do artista: representar personalidades relacionadas a trajetórias de luta por uma sociedade mais justa e inclusiva.
Na UFSC, a obra passa a fazer parte do espaço por onde circulam diariamente estudantes, professores, técnicos e visitantes.
Música e poesia marcaram a inauguração
A inauguração teve uma programação artística que trouxe diferentes referências culturais para o momento.
O violinista Felipe Corbani, a cantora Elô Gonzaga e a poetisa Edenice Fraga participaram das apresentações, com repertório e intervenções ligados à música popular brasileira, ao samba e à ancestralidade afro-brasileira e catarinense.
O encontro também contou com a presença do reitor Amir de Oliveira, da vice-reitora Felipa Amadigi, estudantes, servidores docentes e técnicos e integrantes da comunidade.
Durante a cerimônia, professores do Centro de Ciências da Educação falaram sobre a trajetória de Antonieta e sua relação com a educação.
Participaram desse momento Hamilton de Godoy Wielewicki, Glaucia de Sousa Moreno e Joana Célia dos Passos, ex-vice-reitora da UFSC e atual secretária nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres.
Uma história ligada à educação em Santa Catarina
A trajetória de Antonieta de Barros está diretamente relacionada à educação e à formação de jovens.
Durante a cerimônia, foram apresentados aspectos de sua vida e de sua atuação, além de informações sobre iniciativas desenvolvidas pelo próprio CED para preservar e divulgar a memória da homenageada.
Também foi lembrada a participação de Antonieta na iniciativa que levou à instituição do Dia do Professor em Santa Catarina.
O público acompanhou ainda a leitura de um texto biográfico dedicado à professora, jornalista e política catarinense.
Artista cabo-verdiano falou sobre a homenagem
Outro momento da inauguração foi a reprodução de uma mensagem de áudio gravada por Helder Cardoso.
O artista falou sobre o significado de realizar o mural dentro da UFSC e destacou a experiência de produzir a obra como artista negro e africano.
A presença de um artista de Cabo Verde para retratar uma personagem histórica de Santa Catarina também aproximou diferentes referências culturais durante a construção da homenagem.
Arte que passa a fazer parte da rotina de Florianópolis
A escolha da fachada do Centro de Ciências da Educação não foi aleatória.
O espaço está diretamente relacionado ao campo ao qual Antonieta dedicou parte de sua vida: a educação.
Agora, a imagem da professora, jornalista e parlamentar integra visualmente um ambiente marcado pela formação de novas gerações.
A homenagem foi encerrada com uma fotografia coletiva dos participantes da inauguração.
Com a nova pintura, a história de Antonieta de Barros passa a ocupar também um lugar físico e cotidiano dentro da UFSC, em Florianópolis. O mural integra a paisagem do Centro de Ciências da Educação e se soma às iniciativas voltadas à preservação da memória de uma personagem que marcou a história da educação, da imprensa e da política catarinense.






















































