As obras da nova Beira-Mar do Ingleses, no Norte da Ilha, em Florianópolis, receberam um aporte de R$ 20 milhões, mais da metade do custo total da obra, orçado em R$ 28 milhões. A estimativa de investimento foi divulgada nesta quinta-feira (26) pela Prefeitura da Capital. A verba será destinada através de uma emenda parlamentar da senadora catarinense Ivete Appel da Silveira (MDB). A oficialização da destinação dos valores ocorreu em cerimônia no Gabinete do Prefeito.
Para a senadora, o investimento vai transformar a dinâmica do bairro. “Como visitante da cidade, lembro da dificuldade de entrar ou sair do bairro, principalmente no verão, quando os turistas estão na região. Trago essa emenda pensando principalmente nos moradores, que merecem uma melhoria desse porte na mobilidade urbana, através de projeto de engenharia bem estruturado e que tive a honra de conhecer através da gestão”, destacou.

O projeto teve o licenciamento ambiental protocolado no dia 9 de junho deste ano, junto ao IMA, e é uma alternativa para a mobilidade que vem sendo estudada desde a recuperação da faixa de areia naquela região, em 2023. O orçamento total estimado é de R$ 28 milhões.
A nova via prevista abrange o trecho sul do bairro, entre a Rua Dante de Patta, passando pela Dom João Becker e chegando até a rua Onildo Lemos, que dá acesso à praia do Santinho. No total, terá uma extensão de 2,5 quilômetros, com duas faixas em sentido único, possibilitando operação na modalidade de binário na região somada às outras alternativas viárias já existentes. Ainda estão previstas calçadas compartilhadas entre pedestres e ciclistas.
“Sob todos os aspectos, essa é uma obra que deve transformar a cidade. Com ela, colocamos em prática uma solução viária que impacta positivamente na vida de mais de 100 mil moradores daquela região, que é altamente adensada”, salienta o prefeito, Topázio Neto.
Nova Avenida Internacional
Ainda na ocasião, o secretário de infraestrutura e manutenção da cidade, Rafael Hahne, apresentou o projeto da Avenida Internacional, com foco em melhorias viárias na parte norte do bairro dos Ingleses. A obra deve iniciar em julho.
A via vai ligar a parte central do bairro Ingleses ao Costão Norte, em região de grande fluxo de veículos. No primeiro trecho previsto, com início na Rodovia Armando Calil Bulos e ligação à rua dos Lordes, devem ser realizados serviços de pavimentação asfáltica, ciclovias e sinalização viária, mum trecho de cerca de 700 metros de extensão.






















































