A professora de Florianópolis de Florianópolis Jozileia Kaingang, que entre janeiro de 2021 até novembro de 2022 foi co-vereadora na Capital, será a chefe de gabinete da nova ministra dos Povos Originários, Sonia Guajajara, que toma posse em cerimônia em Brasília nesta quarta-feira (10). A informação foi dada pela própria ministra, através de suas redes sociais, no começo da tarde.
Receba notícias do Tudo Sobre Floripa pelo Whatsapp
Formada em Pedagogia, Joziléia é pesquisadora indígena do Povo Kaingang, integrante do Grupo Temático Saúde Indígena da Abrasco e co-fundadora da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA) e da Articulação Brasileira de Indígenas Antropóloges (Abia). Em 2020, foi eleita co-vereadora em Florianópolis, como integrante do Coletivo Bem Viver, que cumpriu os dois primeiros anos de mandato mantendo o gabinete de forma coletiva. O projeto, no entanto, foi desfeito em novembro, quando quatro das cinco integrantes do mandato renunciaram ao cargo, entre elas, Joziléia, alegando desavenças com a titular, vereadora Cintia Mendonça.
Joziléia também foi a única catarinense a participar neste ano da COP 27, a Conferência Mundial do Clima da Organização das Nações Unidas, onde fez parte da Mesa Principal de um dos eventos do Encontro, denominado “As mulheres indígenas do GATC: A nossa perspectiva sobre as alterações climáticas”.






















































