A empresa Sports Value, consultoria especializada no mercado desportivo, publicou nesta semana a quarta edição do estudo anual Valuation Top 30 Clubes do Brasil, referente ao ano de 2023. Dos clubes avaliados, o Avaí Futebol Clube, de Florianópolis, é o único catarinense na lista, ocupando a 26ª colocação, com valor de marcado de R$ 262 milhões.
A metodologia do estudo leva em consideração índices como ativos circulantes e imobilizados, valor da marca, valores de atletas (ativos intangíveis) e direitos esportivos como receitas inerentes às competições e combate ao endividamento.
“Resultado que nos deixa muito contentes e certos de que estamos no caminho correto da reconstrução do clube. O mercado tem visto a evolução do Avaí nas áreas administrativas e tem valorizado a boa gestão. Agradeço o empenho de todos os colaboradores que nos levaram a esse resultado”, comemora o presidente do Avaí, Júlio César Heerdt.
Na evolução do estudo, o Avaí apresentou crescimento de 12% em relação ao ano anterior, que trazia o valor de R$ 243 milhões, e que mostrava o Leão na 28ª colocação. Em 2021 o clube era o 29º no estudo, com R$ 159 milhões. Ou seja, nos últimos dois anos, segundo o estudo, o Avaí adicionou mais de R$ 100 milhões de reais ao seu valuation. “Queremos mais. Recentemente terminamos o nosso Planejamento Estratégico para 2024 e 2025 e colocamos metas ambiciosas e que, certamente, terão novos reflexos no nosso valor de mercado. Com maior valor, melhores contratos, mais credibilidade para novos negócios e mais vantagens para o torcedor, além de maior investimento no elenco profissional”, completa o presidente.
Valor da Marca
O Valor da Marca do Avaí representa 20% do valuation total do clube. Neste quesito, o clube é o 25º no país, com R$ 53 milhões de valor de marca, um aumento de 256% em relação ao ano anterior. Na comparação com 2021, o aumento foi de 307,7%. A marca do Avaí em 2021, segundo o estudo da consultoria especializada, valia R$ 13 milhões. “Criamos o Comitê da Marca, investimos na contratação de profissionais e na mensuração de indicadores. Entendemos esse valor de marca como crucial para não apenas reconstruir o clube, mas também gerar um crescimento sustentável do Avaí para os próximos anos. O futebol mudou muito e tem coisas que o mercado do esporte não aceita mais que sejam negligenciadas, e a marca é uma delas”, complementa o presidente.
O estudo leva em consideração para análise da marca o potencial de consumo, índices econômicos, tamanho de torcida, distribuição geográfica, públicos nos jogos, audiências e engajamento digital. Também analisa o potencial esportivo, além de receitas oriundas da marca, como patrocínios, licenciamentos, estádio, sócios e televisão. “Em 2022 batemos nosso recorde de sócios-torcedores, com 14 mil associados adimplentes. Mesmo na Série B em 2023, o índice se manteve na casa dos 10 mil e acreditamos ser em função dos novos produtos e serviços, em especial da transformação digital que o clube se encontra. Claro que o ano do centenário influencia nisso, mas temos convicção de que estamos nos relacionando melhor com os sócios. Em 2024 teremos mais novidades no plano sócio-torcedor e vamos em busca de novos recordes”, finaliza Julio Heerdt.
No engajamento digital, o Avaí comemora o aumento dos números de redes sociais do clube e a consolidação dos canais como referência ao torcedor. A TV Avaí, por exemplo, fechou 2023 com cinco milhões de visualizações desde sua criação. Até 2021 esse número era pouco maior do que 3,2 milhões.