Informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) dão conta de que o inverno de 2023 teve a média de temperaturas mais alta do século XXI. Na Capital dos catarinenses não foi diferente: Florianópolis alcançou 18°C de média ao longo da estação.
De acordo com uma análise do Data Folha, com base nos dados do Inmet, neste ano a média de temperaturas do inverno aumentou pouco mais de 1,5°C em Florianópolis, em comparação com a primeira década do século.

Especialistas apontam que não se trata de uma elevação de temperaturas isolada. No entanto, é sobre mais um ano de aumento no aquecimento global. Embora tenha registrado calor, Florianópolis não bateu recordes entre as capitais.
A capital onde a média mais subiu no inverno foi Cuiabá, no Mato Grosso do Sul, com aumento de 3,4°C em comparação à primeira década, chegando a 28°C. Já a capital que registrou as temperaturas mais altas foi Manaus, no Amazonas, com média de 30,1°C: 1,9°C a mais do que na década de 2000.
A explicação para estas temperaturas é o fenômeno El Niño, que trouxe impactos diferentes em cada região do país, como tempo seco no norte e nordeste, e muitas chuvas no sul. Uma análise da Folha de São Paulo aponta que, em diversos locais do Brasil, também deve haver recordes de calor no próximo verão e outono.






















































