Uma mulher de 21 anos foi presa em Florianópolis na manhã desta sexta-feira (8). Ela é investigada por participação num homicídio que ocorreu no município de Santa Luz, na Bahia, a cerca de 280 quilômetros de Salvador. Ela foi localizada após o trabalho conjunto de inteligência e troca de informações entre as forças policiais dos dois estados.
O crime ocorreu em dezembro de 2023, no centro do município de Santa Luz, e teve início com o registro de uma morte inicialmente tratada como suicídio. No entanto, após o aprofundamento das investigações conduzidas pela Polícia Civil da Bahia, surgiram fortes indícios de que a vítima teria sido assassinada por asfixia mediante estrangulamento.

A vítima, José Romário Matos Carvalho, conhecido como Romarinho, à época com 27 anos, foi encontrada em circunstâncias incompatíveis com a hipótese inicial apresentada. Mais tarde, laudos periciais e outros elementos informativos identificaram inconsistências relevantes na cena do crime, além da existência de lesões corporais e sinais característicos de estrangulamento.
A prisão foi realizada pela Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial (DT) de Santa Luz, com apoio do Núcleo de Inteligência da 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Serrinha), Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/Sisal) e Diretoria Regional do Interior do Leste da Bahia (Dirpin/Leste), em ação integrada com a Delegacia de Capturas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) da Polícia Civil de Santa Catarina.
O mandado de prisão preventiva foi expedido, em março deste ano, pela Vara de Jurisdição Plena de Santa Luz. Após a prisão, foram adotadas as providências legais cabíveis para apresentação da investigada à Justiça.
A irmã de Romarinho, Damiana Matos, disse na época que ele saiu de casa no dia anterior ao crime, por volta das 20h, com destino à casa da namorada. Logo depois, a família recebeu uma mensagem da mulher pedindo que fossem até o local. Ao chegar, eles encontraram o rapaz caído no chão e sem vida. Romarinho estava com o nariz sangrando, tinha marcas de unha nas costas e um cordão no pescoço.
A namorada da vítima relatou, segundo Damy, que havia bebido um medicamento para pressão e dormiu. Ao acordar, já encontrou Romarinho morto. A mulher, inclusive, estaria grávida.






















































