
No Sul da Ilha, na escola Estadual Dom Jaime Câmara, situada no bairro Ribeirão da Ilha, as obras de reforma se arrastam há cinco anos. Nesta semana, o deputado Marcos José de Abreu (PSOL), o Marquito, esteve no local e encontrou áreas isoladas com tapumes, entulhos e móveis abandonados pelo pátio e espaços improvisados onde funcionam a cozinha e o refeitório.
“Uma escola que já foi referência no Sul da Ilha! E que agora acumula prejuízos decorrentes dessa situação à comunidade, aos profissionais e, principalmente, às crianças, que merecem ter uma escola completa e de qualidade, para estudar e se desenvolver”, lamentou Marquito.
Nos seis anos em que foi vereador na Capital, entre 2017 e 2022, Marquito esteve outras três vezes na mesma escola, acompanhando o andamento das obras. Nesta semana, uma queda de energia durante a aula deixou os pais dos alunos ainda mais preocupados com as condições das instalações elétricas, situação que acabou sendo resolvida num conserto emergencial.
Em dezembro de 2022, uma estrutura que mantinha uma caixa d’água no prédio da escola acabou cedendo. Por sorte, o acidente ocorreu durante à noite, num fim de semana, e ninguém se machucou.
Outra situação na Dom Jaime Câmara relatada pelos pais de alunos diz respeito à biblioteca, que não dispõe de livros didáticos suficientes. Os alunos reclamam que as refeições são feitas no espaço onde deveria estar instalado o laboratório.
A secretaria de Estado da Educação se manifestou a respeito na manhã desta terça-feira (21), confirmando que as obras estão em andamento. Em Nota, salientou da necessidade de que o prédio seja entregue com qualidade, e informou que um aditivo foi liberado à empresa responsável pela obra. A Secretaria salienta também que acompanha a obra, considerada uma das prioridades nesse momento.






















































