Uma das poucas catarinenses – entre homens e mulheres – a participar do governo do Presidente Lula desde o início do mandato, em janeiro de 2023, a indígena Eunice Kerexu assume ainda nesta semana a coordenação distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena – Interior Sul (DSEI). O órgão é vinculado à Secretaria de Saúde Indígena do Ministério de Estado da Saúde. A nomeação já foi publicada no Diário Oficial da União.
A sede do DSEI regional fica em São José, na Grande Florianópolis. “Precisamos trabalhar para garantir e ampliar os nossos direitos nessa área tão importante e tão interligada aos direitos territoriais”, salientou ela, nas suas redes sociais, após a confirmação da sua nomeação.

Kerexu estava em Brasília desde janeiro do ano passado, quando assumiu a secretaria de Direito Ambiental e Territorial Indígena do então recém criado Ministério dos Povos Originários.
Eunice Kerexu foi a primeira mulher eleita cacique a comandar uma aldeia Guarani no Brasil, a Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis. Até o final de 2022, ela foi coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB). Em outubro daquele ano, foi a terceira indígena mais votada do País, com 35 mil votos dos catarinenses para deputada estadual. Kerexu também é cidadã honorária de Florianópolis e já participou de eventos internacionais como a COP 26 e outros encontros ambientais em Barcelona, França e Inglaterra.






















































